

Ensino médio na Universidade

Com o intuito de chamar atenção dos jovens para a universidade e para a realização de Iniciação Científica, os estudantes foram convidados para uma visita. A visita realizada pelos alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira na UTFPR, no dia 28 de agosto de 2018, foi instrutiva sobre o que há na universidade. Os estudantes foram guiados pelos corredores da Tecnológica, sendo assim, apresentados ao meio universitário de maneira simples pela sede centro da Universidade.
O primeiro lugar retratado foi o RU(Restaurante Universitário), onde um diferencial do colégio público é que o almoço e o jantar são totalmente gratuítos e na universidade o governo subsidia uma parte e o aluno a outra ( com exceção os alunos que recebem auxílio ). Logo após, foram levados ao setor de esportes, onde se encontra as quadras com e sem cobertura, todavia a piscina não pode ser mostrada já que estava em manutenção. As associações atléticas como “Maléficoz” e “Avalanche” foram comentadas para os educandos, para melhor compreensão foi usados filmes americanos que há líderes de torcidas e competições. Ainda, foi mostrado o local onde ficam os troféus com as conquistas dos alunos e suas atléticas universitária.
Posteriormente os estudantes seguiram para a biblioteca recebendo uma breve explicação do funcionamento, por se tratar de uma grande quantidade de alunos, 13 ao total, foi decidido não entrar para não atrapalhar os estudos dos universitários, mas ficou o convite deles voltarem para realização de pesquisas. No mesmo andar os alunos foram conduzidos para a exposição de eletrônicos antigos da Universidade (Museo eletrônico), onde puderam analisar artefatos que nunca haviam visto e que faz parte da história. Alguns dos departamentos também foram citados no caminho, como DEPEX, DAMAT, DAQBI, DAFIS, DEPED e DALIC, e seus nomes completos, mas o foco foi só para apresentar a administração da faculdade que é separado em departamentos.
Em seguida, foram encaminhados para os lugares de lazer e muitas vezes de estudos também dos discentes. Os “Queijos” é área aberta com paisagismo de árvores comuns e frutíferas onde há mesas e cadeiras para os estudantes relaxarem, o apelido é devido aos brancos serem amarelos. Outro lugar de lazer que os estudantes presenciaram foi o GECEL(Grêmio Estudantil César Lattes), onde há mesas de pebolim, sofá entre outras coisas para uso dos universitários.
Por fim, os discentes foram encaminhados a sala para realização de um questionário avaliativo, para levantamento de dados a serem armazenados sobre suas futuras profissões e se encaixam no perfil do projeto de extensão e até mesmo da universidade. Com a conclusão do questionário, foram suscitado questões sobre suas escolhas de profissões descritas no questionário em uma conversa em tom amigável e descontraído. Contudo, somente ter uma visão do que gosta não mostra a realidade de cada profissão, para isso foi debatido outra questão de se o educando quer ter retorno financeiro, reconhecimento profissional e ou somente interesse pelo seu trabalho. Debatendo sobre o assunto para ressaltar que tudo depende do profissional que vai se formar, no caso deles mesmos é possível alcançar os três tópicos.